terça-feira, 28 de agosto de 2012

Músico Chau do Pife é um dos novos mestres do Patrimônio Vivo


Autodidata, o músico diz ter aprendido a tocar, imitando o canto dos pássaros, mas aperfeiçoou o conhecimento e tornou-se mestre instrumentista


  
Quando era criança, José Prudente de Almeida não imaginava que o dever de cuidar da plantação, protegendo-a dos pássaros, seria determinante na trajetória musical que estava reservada para ele. Foi cuidando de plantações de milho e feijão, no município de Boca da Mata, que Chau do Pife, como ficaria conhecido no cenário artístico alagoano, teve seus primeiros contatos com a música.

Este mês, o talento do músico obteve um novo reconhecimento, com sua inclusão no Livro do Registro do Patrimônio Vivo, que o transforma, a partir de agora, no Mestre Chau do Pife.

“Meu pai me colocou para espantar os pássaros, então, a partir desse dia, eu ficava em cima de uma pedra com uma taboca com quatro furos, soprando e espantando os pássaros. Daí por diante, comecei a prestar atenção no canto deles e tomei gosto pelo som que conseguia tirar, tentando imitar o som dos pássaros”, afirmou.

Percebendo o interesse do menino pela música, o pai lhe presenteou com um pífano e aos 12 anos, ele começou a tocar em feiras e festas, chamando a atenção pelo modo como tocava o instrumento.  Assim, nasceu Chau do Pife.

Autodidata, ele conta que para conseguir uma boa música e tocar o pífano com destreza, ele garante que o conhecimento do instrumento é fundamental. “É preciso conhecer o instrumento musical como a uma pessoa, para ter um bom relacionamento com ele. Não existe enxada cega para um bom trabalhador”, ressaltou o instrumentista.

Ele explica que o músico tem que ir além das limitações do instrumento. “Um pifeiro de qualidade sabe tirar o som de dó a dó, em qualquer tipo de pífano. Na flauta, já tem todos os recursos para se tirar as notas, mas com pífano, é diferente, o recurso musical está no próprio músico”, explica o mestre.

Com 41 anos de música e apresentações em diversas regiões do Brasil, Mestre Chau do Pife lançou três CDs: Memória dos Pássaros (2002), Ninguém Anda Sozinho (2006) e Chau no Capricho (2008), este gravado ao vivo no Teatro de Arena Sérgio Cardoso, em Maceió.

Texto: Valéria Guimarães
Fotos: Raul Plácido

Nenhum comentário:

Postar um comentário